Das 25 medalhas alcançadas por Itanhaém no 14º Campeonato Estudantil Petiz a Junior, seis são de ouro, nove de prata e dez de bronze. Realizado no último sábado (19), a competição contou com 63 atletas itanhaenses, representantes das escolas municipais, estaduais e particulares.
O nadador Vitor Pereira Agostini, da E.M. Ana Cândida Ebling de Oliveira, foi um dos medalhistas a subir ao podium duas vezes, ao conquistar o ouro nos 50 metros Nado Peito e Costa, pela categoria Petiz I (10 anos). “Meu tempo foi de 47”16. Não esperava conquistar o ouro, já que é o primeiro ano que participo e nado pela escola. A prova estava difícil, porque tive de usar muito esforço, e ainda assim, os atletas conseguiram me alcançar”, ressalta.
Participaram 200 atletas das cidades de Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Registro, Santos, Iguape, São Vicente e Itanhaém. As provas foram disputadas nas categorias Petiz I (11 anos), Petiz II (12 anos), Infantil I (13 anos), Infantil II (14 anos), Juvenil I (15 anos), Juvenil II (16) e Junior I (17 anos), por meio das modalidades Nado Costa, Peito, Borboleta e Livre.
Entre um pulo e outro, Gabrielle Keiko Ikehara não esconde sua felicidade, ao ouvir da técnica Mônica Cristina que havia conquistado o primeiro lugar. No ano passado, a atleta ganhou bronze no 13º Campeonato Estudantil Petiz a Junior, e na grande final do 6º Meeting Estadual – TV Tribuna de Natação.
Para esse ano, as expectativas são as melhores para Gabrielle, já que na primeira fase, realizada em casa, a menina obteve medalha de ouro nos 50 metros Nado Costa. “Treinei muito, mas não esperava ganhar ouro, achei que fosse ser prata ou bronze. Eu realmente não esperava conseguir essa posição. Espero continuar com esse desempenho”. Saltitante, ela ainda brinca: “Estou muito, mas muito feliz. Mas agora vou descansar um pouco”.
Os nadadores do revezamento Nado Livre (todas as idades), da E.M. Dalva Dati Ruivo, conquistaram o 3º lugar na competição. Para competir, os atletas treinam sob o comando da técnica Mônica Cristina. “Estamos trabalhando muito. Embora os atletas estejam trabalhando por escola, pensamos como uma equipe. Fico feliz com o desempenho deles”, diz a treinadora.
Integrante da equipe de natação de Itanhaém, e representando o Colégio Evolução, a nadadora Sara Pachtmann Mangolin de Oliveira, acredita ter dado um importante passo para a segunda fase do campeonato estudantil. “No ano passado nadei com pessoas mais jovens, e esse ano evoluí para o Infantil I, por isso competi com atletas da minha idade. Mesmo assim consegui uma prata e um bronze”. A menina, de apenas de 13 anos, está engajada para as próximas competições. “Pretendo baixar meu tempo, que foi 36”43, e brigar por medalha de ouro”.
No evento esteve presente o prefeito João Carlos Forssell, o vice-prefeito Ruy Santos, o secretário de Governo, Silvio Lousada; o diretor de Esportes, Max Ovídio; a diretora de Cultura, Márcia Zanco; o presidente da Câmara, Marco Aurélio e o vereador Cícero Kakulé.
INVESTIMENTOS - Atualmente, a natação do Município tem cerca de 80 atletas, que treinam de duas a três horas por dia, divididos em períodos da manhã (30 atletas) e tarde (50 atletas), sempre sob a coordenação da técnica Mônica Cristina César, que está à frente da equipe há sete anos.
Por Camilla Mayra - Assessoria de Imprensa da Educação
Nenhum comentário:
Postar um comentário