quarta-feira, 16 de março de 2011

De olhos bem abertos e encostada no canto da piscina, Gabrielle Keiko Ikehara, não pisca e nem respira. Sua atenção é toda vidrada às dicas dadas pela técnica de natação de Itanhaém, Mônica Cristina César. A cada movimento, Gabrielle acena com a cabeça, parece compreender com exatidão o que diz a treinadora.

Às 9h30 da manhã, todos estão enfileirados, prontos para mais um dia de treino. O apito soa, e os 30 atletas desse período caem como peixes dentro d’água. Quando nada, Gabrielle parece flutuar sobre a translúcida piscina do Complexo Aquático Harry Forssell.

A menina, que hoje está com 14 anos, vive sua melhor fase na categoria Infantil II (14 anos). Isso porque no ano passado, representando a Escola Estadual Benedicto Calixto, na 7ª série, Gabrielle conquistou medalhas de bronze na modalidade Nado Costa, no 13º Campeonato Estudantil Petiz a Junior, e na grande final do 6º Meeting Estadual – TV Tribuna de Natação.

Basta acompanhar a rotina de duas horas de treino por dia para perceber que, de fato, a nadadora está sedenta por mais um lugar ao podium. “Treino todos os dias, sem faltar. Sinto uma energia muito grande quando estou em competição. É um sentimento muito bom. Faço o possível para estar em todos os prêmios”, salienta.

Novas competições, novas expectativas. Para esse ano, a intenção é a mesma, conseguir superar a meta anterior, e garantir uma melhor colocação no 14º Campeonato Estudantil Petiz a Junior, previsto para acontecer no próximo sábado (19), também classificatória para o 7º Meeting Estadual – TV Tribuna de Natação.

Indagada sobre o esforço que vem demonstrando em competições, as perspectivas são as melhores possíveis. “Espero esse ano conseguir medalhas de ouro, e estou me esforçando para que isso seja alcançado”.

Gabrielle é uma dos muitos nadadores itanhaenses a treinar e participar do campeonato para este final de semana. Integrante da equipe de Itanhaém há quatro anos, a atleta já conquistou ao longo do seu tempo como nadadora mais de 60 medalhas. Quando o assunto é conquistas, a menina perde as contas e até arrisca um número. “Tenho umas cinco medalhas de ouro, 15 pratas e o restante de bronze e participação”. Ela ainda fomenta. “Embora tenha desempenhado um trabalho sozinha, a equipe insiste em se manter unida, sempre apoiando uns aos outros”.

Atualmente, a natação do Município tem cerca de 80 atletas, divididos em períodos da manhã (30 atletas) e tarde (50 atletas), sob a coordenação da técnica Mônica Cristina que está à frente da equipe há sete anos.

PRÓXIMOS DIAS – Itanhaém será a cidade que sediará a primeira fase do 14º Campeonato Estudantil Petiz a Junior, previsto para acontecer no dia 19 de março, no Complexo Aquático Educacional Harry Forssell.

O Complexo conta com duas piscinas, sendo uma semi-Olímpica e outra adaptada com rampa de acesso para pessoas portadoras de necessidades especiais; sala de fisioterapia, sala de administração, vestiários adaptados e sala de atendimento especial ao portador de paralisia cerebral. O local tem capacidade para atender cerca de 400 pessoas.

HISTÓRICO – Situado na Avenida Rui Barbosa, s/nº, no Centro, o nome do Complexo Educacional é uma homenagem do atual prefeito, João Carlos Forssell, ao pai, Harry Forssell que, além de seus feitos como esportista, sendo o primeiro itanhaense a ter participado das Olimpíadas em Los Angeles (EUA), foi também prefeito em Itanhaém por duas ocasiões, entrando para a história política do Município como o primeiro chefe do executivo eleito após o período da ditadura de Getúlio Vargas.

Por Camilla Mayra - Assessoria de Imprensa da Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário